terça-feira, 7 de junho de 2011

A UNCTAD recomenda mais transparência e regulamentação do mercado de commodities

No último domingo (05/06/2011), a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD) publicou um estudo denominado “Price Formation in Financialized Commodity Markets: The Role of Information”.

De acordo com este documento, a “financeirização” dos mercados de commodities, por meio das especulações financeiras, distorcem os preços do produto, ocasionando as chamadas "bolhas de preço", pois não se observa as regras de mercado da oferta e da procura. Segundo o estudo, a financeirização deste mercado é um dos grandes responsáveis pela atual tendência de aumento da volatilidade nos preços, bem como a alta dos preços das commodities. Todo este cenário poderá gerar grandes danos a economia mundial, prejudicando, principalmente, os países menos desenvolvidos.

Diante destes fatos, a UNCTAD recomenda várias medidas para evitar ou atenuar os efeitos negativos da financeirização das commodities, tais como: mais transparência deste mercado, por meio da melhoria na qualidade de dados e acesso à informação, de modo a reduzir as incertezas do investidor; regulamentação mais rigorosa dos agentes financeiros; e intervenção direta das autoridades sobre o mercado para “esvaziar bolhas de preços”.

Concordo que é necessário dar maior transparência e regulamentar o mercado de commodities, entretanto há que se aprofundar mais no assunto, de modo a compreender todos os fatores envolvidos, estabelecer uma regulamentação bem fundamentada. O Brasil é um grande exportador de commodities e tem que ficar atento para estas discussões que se fazem em âmbito da UNCTAD e outras organizações internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário