quinta-feira, 21 de julho de 2011

Notícias – Clipping 21/07/2011

Resumo das principais notícias publicadas nos jornais brasileiros de hoje, relacionadas direta ou indiretamente com as relações econômicas internacionais.

Mercosul tem regime de preferências mais favorável a parceiros, avalia estudo da OMC
O comércio entre o Brasil e os demais membros do Mercosul se beneficia do regime "mais preferencial" do mundo em relação aos países que estão fora do bloco. Segundo levantamento é da Organização Mundial do Comércio (OMC), publicado em seu relatório anual, as empresas instaladas no Mercosul têm vantagem competitiva superior a 16% sobre aquelas que não integram o grupo.
Fonte: Valor Econômico


Microempresa terá crédito do Fundo de Garantia à Exportação
O governo federal finalmente vai permitir repasses do Fundo de Garantia à Exportação (FGE) para financiar as vendas externas de micros e pequenas empresas. Pouco mais de três anos depois da edição da Medida Provisória 429, de maio de 2008, que previa tal expediente, o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) deve anunciar hoje a extensão legal dos repasses às micros e pequenas empresas. A medida será acompanhada de um "Exporta Fácil" pela via marítima, aos moldes do que os Correios já oferecem.Foco de estudos do Departamento de Políticas de Comércio e Serviços do MDIC, comandado por Maurício do Val, (...)
Fonte: Valor Econômico


Brasil quer que Mercosul barre importados
O Brasil tenta, há alguns meses, obter a aprovação dos demais países do Mercosul para a possibilidade de sobretaxar produtos importados de fora do bloco em caso de uma invasão do mercado local. A proposta brasileira, feita ao Conselho de Comércio do Mercosul, não obteve respostas e nem despertou muito interesse nos demais sócios, apesar da cobrança feita pela presidente Dilma Rousseff na última Cúpula, em Assunção, em junho.
O governo brasileiro imaginava que a maior resistência viria do Paraguai e Uruguai, mas acreditava que a Argentina poderia apoiar a proposta, já que costuma reclamar do excesso produtos chineses em seu mercado. No entanto, o governo argentino também não deu mostras, até agora, de interesse no assunto, que deve voltar a ser discutido no encontro entre Dilma e a presidente Cristina Kirchner na visita que esta fará ao Brasil no próximo dia 29.
Fonte: O Estado de São Paulo


China usa EUA para burlar regra brasileira
Documentos obtidos pelo "Estado" revelam que exportadores chineses oferecem a empresas brasileiras o uso do Porto de Los Angeles, o maior terminal dos Estados Unidos, para triangular mercadorias exportadas ao País. Segundo a proposta comercial, os artigos sairiam de Xangai, passariam pela Costa Oeste americana e chegariam a Santos "certificados como made in USA".

Fonte: O Estado de São Paulo


Impostos desanimam exportadores estrangeiros
A boa imagem que o Brasil ostenta atualmente mundo afora, alcançada, sobretudo, pelo bom comportamento da nossa economia num período em que o cenário internacional anda bem conturbado, tem feito com que muitos produtores de vinho voltem atenção para o mercado brasileiro. Nas últimas feiras que participei, o crachá indicando minha nacionalidade fez com que me abordassem com frequência em busca de informações sobre o consumo local e indicações de importadores, imaginando ser possível ocorrer por aqui o mesmo que se passa na China, onde as vendas de vinho explodiram nos últimos anos. (...)
Fonte: Valor Econômico


Liminar proíbe venda de cigarro paraguaio
A Souza Cruz conseguiu uma liminar inusitada na Justiça do Rio, que estipula uma multa de R$ 50 mil para cada apreensão, em território brasileiro, de cigarros fabricados pela Tabacalera del Este (Tabesa), principal produtora do Paraguai. A ação é uma estratégia da Souza Cruz para coibir, com seus próprios meios, o que classifica como "vendas irregulares de cigarro no Brasil".
Fonte: Valor Econômico


Prazo vence e Rússia segue com embargo
A Rússia simplesmente ignorou o prazo estabelecido com representantes brasileiros para definir a liberação da importação de carne dos 85 frigoríficos do Brasil. No dia 5 deste mês, o Serviço Federal de Fiscalização Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) pediu 15 dias para analisar os documentos levados por uma missão brasileira ao governo russo. O prazo terminou ontem e não houve nenhuma manifestação.
Fonte: Diário do Comércio e Indústria


Ferrovias têm novo marco regulatório
Para tentar estimular investimentos privados em mais de metade da malha ferroviária do País, que hoje está sucateada ou subutilizada, o governo publicou ontem um novo marco regulatório para o setor. Mas a estratégia da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em forçar a competitividade nos trilhos, liberando o tráfego nos trechos ociosos para quem estiver disposto a passar com um trem, pode levar as concessionárias a uma corrida à Justiça. As informações estão no jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: O Estado de S.Paulo


ANTAQ prepara novo modelo de arrendamento portuário
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) prepara um novo modelo de arrendamento para os portos brasileiros, revelou o novo diretor do órgão regulador e ex-ministro dos Portos, Pedro Brito, nesta quarta-feira, em sua primeira visita ao Porto de Santos desde que assumiu a atual função no final do mês passado. Segundo ele, o projeto está sendo elaborado em parceria com a Universidade de Brasília (Unb), que foi contratada para atuar junto à equipe da Antaq.
Fonte: A Tribuna


Valorização do real é a maior
Moeda brasileira foi a que mais ganhou terreno em uma lista de 58 divisas avaliadas pelo Banco Internacional de Compensações
Apesar dos esforços do governo para conter a valorização do real, a moeda brasileira ganhou disparado das divisas de 57 países, entre emergentes e desenvolvidos. É a primeira no ranking do Banco Internacional de Compensações (BIS), índice que calcula a taxa de câmbio efetiva real (EER), comparando a moeda de um país a uma cesta de diferentes moedas, ajustadas aos preços ao consumidor.
Fonte: Correio Braziliense


Humala quer rever contratos de gás no Peru
O presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, planeja renegociar os contratos de gás considerados "prejudiciais" aos interesses do país, afirmou seu principal assessor de energia, Carlos Herrera. Em entrevista à Bloomberg, ele disse que Humala poderá forçar as companhias de gás, incluindo a americana Hunt Oil, a interromper as exportações para o México, caso elas não consigam atender à crescente demanda local das usinas de energia e de projetos petroquímicos liderados pela Orica.
Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário