quarta-feira, 6 de julho de 2011

OMC inicia revisão das políticas comerciais da União Européia

A Organização Mundial do Comércio (OMC), entre os dias 6 a 8 de julho de 2011, realizará a Revisão das Políticas Comerciais da União Européia (UE).

Na abertura dos trabalhos, a OMC solicitou à UE que eliminasse paulatinamente os benefícios financeiros concedidos ao setor privado durante a crise financeira, a fim de que estes mesmos benefícios não venham a prejudicar a reestruturação dos setores envolvidos. Os setores que mais receberam auxílio foram o financeiro, automobilístico e de turismo.

Segundo a OMC, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas e da pressão da sociedade regional, o bloco vem mantendo a abertura comercial. Porém, alertou que a União Européia  continua impondo algumas medidas e barreiras ao comércio que ocasionam distorção na concorrência internacional.

Revisão das Políticas Comerciais

Para cumprir seu objetivo (livre fluxo de mercadorias), a OMC desempenha algumas funções. Dentre elas está a supervisão das políticas comerciais de seus membros, visando aumentar a transparência nas relações comerciais internacionais.

Esta revisão é feita pelo Órgão de Exame das Políticas Comerciais, e todos os membros são periodicamente supervisionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário