sexta-feira, 23 de setembro de 2011

OCDE sugere que Estados devem rever subsídios à agricultura

No relatório “Monitoramento e Avaliação de Políticas Agrícolas" apresentado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), foi verificado que, devido a alta do preços das commodities, no ano de 2010 os benefícios públicos internacionais concedidos ao setor agrícola caíram 18% se comparado ao ano de 2009. Contudo, apesar da redução apontada, os subsídios para a agricultura nos países desenvolvidos ainda são consideráveis e envolve muita resistência política devido ao lóbi do setor e à questões de segurança.

A OCDE aponta que neste período em que os países desenvolvidos estão efetuando ajustes econômicos, nada mais adequado para rever velhos paradigmas e quem sabe diminuir ou mesmo retirar os subsídios concedidos à agricultura.

Conforme já noticiado em post anterior (leia mais), devido a volatilidade do preço e a financeirização das commodities, o G 20 se reuniu procurando formas de regular o setor, visando evitar que os preços sejam elevados artificialmente e ameace a segurança alimentar. Todavia, os Estados tem que se atentar que a “alta dos preços” das commodities pode ser, também, conseqüência de anos de subsídios e dificuldades de comercialização pelas barreiras impostas pelos países desenvolvidos (leia mais).

Quem sabe, fazendo cada um sua “mea culpa", será mais fácil encontrar soluções eficientes e viáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário