quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Brasil e África do Sul assumem compromisso para facilitar comércio bilateral


Os ministros de Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Fernando Pimentel, e da África do Sul, Rob Davies, comprometeram-se a remover as barreiras ao comércio da carne suína brasileira e de vinhos sul-africanos até o final de 2011. Os ministros reuniram-se hoje em Pretória, na África do Sul, durante a V Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do IBAS (Índia, Brasil e África do Sul). “Vamos buscar medidas justas e benéficas para os nossos países”, disse Pimentel.

O Brasil não impede a entrada de vinhos sul-africanos, mas o ministro Davies pediu a retirada de exigências de testes e de rotulagem que, segundo ele, atrasariam o desembaraço dos vinhos nos portos brasileiros. Pimentel explicou que o selo obrigatório nas garrafas de vinho é exigido até de produtores nacionais, o que impede a suspensão da rotulagem, mas afirmou que irá encaminhar a demanda do fim da exigência de testes para o vinho importado da África do Sul. O ministro também acenou com a possibilidade de a selagem das garrafas passar a ser feita nos países de origem.

A África do Sul suspendeu a compra de carne suína do Brasil há cerca de um ano, depois de um surto de febre aftosa no Mato Grosso do Sul. Com o embargo, o mercado local passou a ser abastecido por outros países sem que houvesse aumento da produção no país africano.

Fonte: Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário