segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Brasil é eleito ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas

No dia em que a Organização das Nações Unidas (ONU) completa 66 anos (24/10/2011), o Brasil é eleito para o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas – ECOSOC (veja nota abaixo, publicada no site do MRE).


O ECOSOC é um órgão da ONU, instituído pela Carta das Nações Unidas. Trata-se de órgão fundamental, pois é considerado o foro central para o debate de questões econômicas e sociais importantes, como direitos humanos e fundamentais, direito da mulher, direito do trabalho, desenvolvimento, etc.

Também tem como função coordenar as atividades dos órgãos especializados da ONU, seus órgãos e comissões.

Anualmente, o ECOSOC elabora o Exame Ministerial Anual (avalia os progressos relativos aos objetivos de desenvolvimento estipulado nas conferencias e cumbres internacionais), bem como promove o Foro sobre Cooperação para o Desenvolvimento (por meio de estudos, busca orientar na elaboração de normativas e recomendações referentes a cooperação internacional).

O Conselho é formado por 54 membros eleitos pela Assembléia Geral da ONU, com um mandato de 3 anos.

Mais informações, acesse: http://www.un.org/en/ecosoc

Eleição do Brasil ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC)

O Brasil foi eleito, hoje, para mandato de três anos (2012-2014) no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC). O País recebeu expressiva votação, com 186 de 191 votos possíveis, superando a recebida em 2007, quando obteve 182 votos.

O Conselho, composto por 54 membros, é um dos principais órgãos da ONU. É responsável por temas econômicos, sociais, culturais, educacionais, de saúde e de direitos humanos. Entre outras funções, acompanha a implementação das Metas de Desenvolvimento do Milênio e dos resultados das conferências das Nações Unidas sobre temas econômicos e sociais e, em conjunto com o Conselho de Segurança, coordena a assistência da ONU a países recém-saídos de conflitos.

A candidatura do Brasil reflete a importância atribuída à interdependência entre segurança e desenvolvimento, e ao papel estratégico que o ECOSOC tem a desempenhar na promoção da paz sustentável.

Fonte: Ministério de Relações Exteriores

Nenhum comentário:

Postar um comentário