sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Anibal Diniz celebra avanço na implantação da ZPE do Acre

O senador Aníbal Diniz (PT-AC) celebrou, na manhã desta sexta-feira (25), o relatório final do processo de alfandegamento da Zona de Processamento de Exportação do Acre ( ZPE ). Trata-se de autorização governamental para que se executem no Acre serviços de controle e fiscalização aduaneiros.

Afirmando que o estado do Amazonas preserva 98% da floresta tropical, o parlamentar argumentou que isso se deve essencialmente à Zona Franca de Manaus, implantada em 1967.

- Isso faz a diferença. O Acre tem 87% das florestas preservadas, mas não tem uma zona franca. Todo o trabalho para proteger a floresta foi em função da resistência de Chico Mendes e da presença do governo na floresta, trabalho este iniciado pelo ex-governador Jorge Viana e agora prosseguido por Tião Viana.


Aníbal Diniz também louvou o papel desempenhado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na construção do caminho que leva a este relatório de alfandegamento, segundo ele, a parte mais complexa da construção de uma zona de processamento de exportação.

- Um dos marcos foi a infraestrutura instalada com apoio total do ex-presidente Lula. A rodovia interoceânica, que vai de Rio Branco aos portos do Pacífico, no Peru, é um grande diferencial para justificar o sucesso da ideia dessa ZPE.Isso fará grande diferença no futuro, quando tivermos produtos para exportação - celebrou ele.

O senador elogiou também "a pressa com que o governador Tião Viana está trazendo o desenvolvimento para a região". Ele disse que estão sendo investidos R$ 25 milhões na criação da zona de processamento de exportação, em sua opinião, essencial para garantir qualidade de vida ao povo acreano.

Aníbal Diniz afirmou ainda que a equipe do Ministério das Relações Exteriores, presente ao evento de entrega do relatório de alfandegamento, disse que nunca imaginou que se conseguisse em tão pouco tempo atender a todas as exigências para que essa ZPE fosse alfandegada.

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário