terça-feira, 15 de novembro de 2011

ANVISA proíbe alimentos e bebidas à base de aloe vera

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, fabricação e importação de alimentos e bebidas à base de Aloe vera. De acordo com o órgão, não há comprovação da segurança do uso do componente e nem registro para esse fim. A restrição foi publicada hoje (14) no Diário Oficial da União.

A Aloe vera é uma planta conhecida popularmente como babosa. É usada principalmente em produtos para o cabelo, mas recentemente também era encontrada em bebidas e alimentos, inclusive com função de emagrecimento. Por se encaixar na categoria de "novos alimentos", a planta precisa se submeter ao registro da Anvisa para poder ser comercializada com esse fim.

De acordo com a resolução, o uso da Aloe vera é regulamentado apenas como aditivo na função de aromatizantes de alimentos e bebidas, o que continua sendo permitido.

Fonte: Agência Brasil

Um comentário:

  1. No Japão a população come a Aloe Vera comprada na feira. No Brasil nossas bisavós já comiam e nos faziam comer a "babosa" quando tínhamos problemas intestinais. Essa é a eterna luta entre os benefícios de produtos naturais contra interesses financeiros. Leiam o livro "Os Capilares Determinam Nosso Destino - Aloe Imperatriz das Plantas Medicinais" - do Químico alemão Michael Peuser. A Aloe Vera é utilizada em mais de 150 países, como alimento.

    ResponderExcluir