quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Crise se alastra se Europa piorar, diz Bird

Fonte: Valor Econômico
Autor:  Alex Ribeiro

O crescimento mundial poderá ser 3,8 pontos percentuais menor se a crise da zona do euro se agravar, congelando o crédito para pelo menos duas das maiores economias da região, diz relatório do Banco Mundial sobre perspectivas para a economia global em 2012

O banco reduziu de 3,6% para 2,5% a sua projeção para o crescimento da economia global este ano, devido sobretudo ao impacto negativo da crise na Europa. Se as coisas piorarem, porém, o crescimento mundial poderá ser bem menor. "Será muito incerto até mesmo atingir esse desempenho mais fraco", pondera o relatório.

O banco traça dois cenários alternativos para a economia mundial. Num deles, que adota como hipótese o congelamento de crédito em duas economias pequenas da Europa, o PIB mundial cresceria 1,7 ponto a menos em 2012.

Num outro cenário, em que o congelamento de crédito atinge duas grandes economias, equivalentes em conjunto a pelo menos 30% do PIB da zona do euro, o estrago na crescimento mundial seria de 3,8 pontos percentuais. Isso significaria uma retração no PIB europeu de mais de 6% em 2012.

Persistem os riscos de uma crise global semelhante à da quebra do Lehman Brothers, em 2008, afirma o estudo. "Os países emergentes precisam se preparar para o pior."


O banco, porém, considera como cenário mais provável a retração mais moderada na zona do euro, de 0,3%. Os EUA devem crescer 2,2%. Os emergentes devem crescer 5,4% em 2012, abaixo dos 6,4% previstos pelo banco há meio ano.

Para o Brasil, o Banco Mundial prevê crescimento de 3,4%, um pouco acima dos 2,9% estimados para 2011. Muitos economistas consideram essa expansão moderada, mas, para o banco, ela está no limite da capacidade de crescimento da economia brasileira.

A demanda no Brasil seguirá robusta, diz o estudo, "sugerindo alívio limitado das pressões inflacionárias" e "adicional deterioração do déficit em conta corrente", que deve chegar a 3,4% do PIB até 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário