quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Mesmo sem Dilma, Apex banca festa em Davos

Fonte: Valor Econômico
Autor: Por Assis Moreira

O governo brasileiro vai pagar a principal festa do Fórum Mundial de Economia, em Davos, dentro de duas semanas, mas a presidente Dilma Rousseff não vai aparecer. O fórum anunciou ontem a programação para o encontro anual, no dias 24 a 29, sem a presença de Dilma. Ela foi convidada em setembro pelo presidente do fórum, Klaus Schwab, durante um encontro em Nova York. E apesar de contatos feitos pelo fórum, o Palácio do Planalto nunca respondeu se ela iria ou não. "Ela não se registrou, mas também não disse que não vinha", resumiu um dos diretores do fórum, Brongo Brende.

Em compensação, a grande festa para os 2.700 participantes, a elite econômica global, no sábado à noite, será paga pela brasileira Agência de Promoção às Exportações (Apex). "Tudo custa caro hoje na Suíça", disse outro diretor do fórum, Lee Howell, ao ser indagado sobre a fatura da festa.

Gutemberg Uchoa, gerente-geral de investimentos da Apex, diz que o evento de sábado é um "jantar cultural" e não deve ser inteiramente pago pela agência. Uchoa não soube dizer, porém, qual o percentual da festa que a Apex deverá pagar. Segundo ele, a participação no jantar faz parte de um pacote de R$ 5 milhões que inclui campanha publicitária para divulgar o Brasil e eventos paralelos ao fórum. Tudo, diz, faz parte de uma estratégia "para aproveitar uma extraordinária oportunidade do Brasil se tornar destino preferencial de aportes de investimentos".

Das 250 sessões programadas, haverá uma consagrada ao Brasil. Estarão presentes 40 chefes de Estado e de governo, além dos principais banqueiros centrais e pesos pesados das finanças e da indústria. (Colaborou Marta Watanabe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário