quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Reino Unido reafirma opção por sanção ao Irã

Fonte: Valor Econômico
Autor:  Sergio Leo

O Irã só precisa apresentar uma proposta de negociações substanciais ("meaningful negotiations") sobre seu programa nuclear para atrair à mesa as potências ocidentais, mas nem isso impedirá eventuais sanções contra o país durante os esforços diplomáticos, avisou o secretário (ministro) do Exterior do Reino Unido, William Hague, após almoço de duas horas e meia com o ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota. Irônico, Hague disse ser "sugestivo" que o Irã sempre apresente propostas de negociação às vésperas de encontros marcados para discutir sanções ao país.

"Não seremos detidos pela simples sugestão de que pode haver negociação", disse Hague, confirmando a reunião dos ministros de Relações Exteriores da União Europeia, na segunda-feira, para decidir um embargo ao petróleo iraniano. Patriota, ao lado, fez questão de expressar a posição brasileira contrária a sanções unilaterais não aprovadas na Organização das Nações Unidas. "Há grande ceticismo no Brasil sobre o efeito positivo que sanções, sobretudo as que afetam a população civil, possam ter numa situação como essa", disse o ministro brasileiro.

"Há ainda mais ceticismo em relação ao recurso à força antes que sejam esgotados todos os esforços", disse o Patriota, que reconheceu, porém, a incapacidade demonstrada pelo irã em eliminar dúvidas sobre o eventual uso bélico de seu programa nuclear.


Hague afirmou que os países ocidentais continuarão a exercer pressão "pacífica e legítima" sobre o governo iraniano e sugeriu que as sanções poderiam ser postas em prática enquanto se desenrolam negociações "reais" com o Irã para limitação das quantidades de urânio enriquecido e abertura de inspeção do programa à comunidade internacional. Ele informou que, na véspera, havia conversado sobre o assunto com autoridades da Turquia, mas não respondeu à pergunta de um jornalista da BBC sobre um possível convite ao Brasil para participar das negociações.

Em Moscou, o chanceler Serguei Lavrov disse que a Rússia está "fazendo tudo o que pode" para impedir uma campanha militar contra o Irã, a qual causaria uma "catástrofe". Lavrov ainda enfatizou a oposição russa a novas sanções do Conselho de Segurança da ONU ou das potências ocidentais contra o país. Fontes diplomáticas disseram ontem que governos da União Europeia chegaram a um acordo em princípio para congelar ativos do banco central iraniano. (Com agências internacionais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário