quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Bolívia volta a ameaçar nacionalizar petroleiras

Fonte: O Globo

Evo Morales diz que investimentos da Petrobras e da Total serão bem protegidos e garantidos

O presidente da Bolívia, Evo Morales, ameaçou ontem nacionalizar as operações de empresas petrolíferas estrangeiras que descumprirem seus compromissos de investimentos, como ocorreu no mês passado com ativos da argentina Pan American Energy (PAE).

Sem dar detalhes, Morales fez o anúncio na inauguração das obras de ampliação do maior complexo de gás natural do país, o San Antonio, cuja capacidade de produção passou de 15,4 milhões de metros cúbicos diários para 22,1 milhões, o que permite assegurar a elevação da oferta ao Brasil e à Argentina.

A usina de San Antonio, na região do Chaco, é operada pela Petrobras, que tem uma participação acionária de 35%. Suas sócias são a francesa Total (15%) e uma filial da estatal local YPFB, dona de metade do complexo.

- Aproveitando a presença de duas empresas como Total e Petrobras, e todas as empresas que prestam serviços na Bolívia, quero lhes dizer que seu investimento sempre será bem protegido e bem garantido - disse Morales no evento. - Saudamos a aceleração no tema do investimento, mas há empresas que não são iguais. A empresa que estiver boicotando, sabotando o investimento, será recuperada. Agora temos capacidade para recuperar suas ações.

A "recuperação de ações" pelo suposto descumprimento dos investimentos foi a definição usada no fim de janeiro pelo governo para estatizar os 25% de participação que a PAE tinha no projeto gasífero de Caipipendi, operado pela espanhola Repsol-YPF e voltado ao mercado argentino.

Morales nacionalizou o setor de hidrocarbonetos em 2006 e, desde então, as petroleiras estrangeiras operam na Bolívia apenas como prestadoras de serviços à YPFB, que aprova e supervisiona todos os planos de investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário