sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Chanceler uruguaio diz que Argentina desacata o Mercosul

Fonte: Agência Estado

O chanceler do Uruguai, Luis Almagro, disse nesta quinta-feira que a Argentina está aplicando restrições alfandegárias contrárias às normas de comércio acordadas pelo Mercosul ao impor medidas protecionistas que limitam a entrada de produtos do bloco.
A Argentina, que suspendeu a importação de vários artigos para proteger sua indústria, começou também a exigir novos trâmites que limitam e atrasam a entrada de produtos.


"As medidas adotadas pela Argentina e a acumulação das mesmas vão contra o consenso do Mercosul", disse Almagro no Parlamento, que o solicitou para que desse explicações sobre as gestões oficiais para destravar o comércio com o país vizinho.


As áreas afetadas são têxtil, roupas, calçados, veículos e peças, assim como produtos de metal, maquinário, motos, bicicletas, entre outros.


Ante as reclamações dos empresários, exportadores e a oposição política, o Uruguai havia decidido formar uma delegação de técnicos que viajaria para negociar bilateralmente o fim das restrições.


Mas a Argentina comunicou na quarta-feira à noite às autoridades uruguaias que haviam acertado a libertação de 93 novas licenças de importação que estavam atrasadas, por um montante de 4,7 milhões de dólares.


O Brasil, que integra o Mercosul junto com Argentina, Paraguai e Uruguai, iniciou conversações com Buenos Aires devido aos entraves que também estão sendo aplicados à sua indústria. (Reportagem de Malena Castaldi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário