terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Polícia espanhola detém quatro membros do Anonymous

Fonte: RTP

A Polícia Nacional de Espanha anunciou a detenção de quatro membros da associação Anonymous, responsável por ataques informáticos em todo o mundo, no decurso de uma operação internacional contra o ciber-crime coordenada pela Interpol.


Segundo vários órgãos de comunicação social espanhóis, dois dos detidos terão ficado presos por ordem judicial, um outro foi libertado sob fiança, e um quatro elemento, por ser menor, ficou à guarda dos pais. Duas detenções foram efetuadas em Madrid, uma em Málaga e uma em Pontevedra.


Da operação internacional da Interpol, que teve lugar em vários países latinos e que se denominou Exposure, resultaram ainda 10 detidos na Argentina, seis no Chile e cinco na Colômbia, refere o comunicado da Polícia Nacional espanhola.


Os detidos em Espanha serão responsáveis por vários ataques a páginas web de partidos políticos, instituições e empresas, e por publicação de dados privados na rede. A polícia espanhola apreendeu 25 computadores, discos duros e outros dispositivos de armazenamento, e bloqueou dois servidores na Bulgária e na República Checa.


Quem são os detidos



Segundo o comunicado da Polícia Nacional, o detido em Málaga - F.J.B.D - era conhecido por "Thunder" ou "Pacotron" e estaria encarregado de administrar a infraestrutura usada pelo Anonymous em Espanha e na América Latina. "Os servidores que administrava, alojados na República Checa e na Bulgária, serviam aos ciberdeliquentes de elemento básico de comunicação segura para a coordenação dos membros na altura da planificação dos novos ataques", explica o comunicado.

Um dos detidos em Madrid, J.M.L.G., conhecido por"Troy", é o "presumível autor material" dos grandes ataques da Anonymous em Espanha e foi detido em Madrid. Entre estes ataques, explica a Polícia Nacional, estão a publicação de dados pessoais de membros da Polícia Nacional destacados na Casa Real e na escolta do presidente do Governo, para além de membros do Grupo Especial de Operações. "Troy" terá também sido responsável pelos ataques a alguns sites de partidos políticos espanhóis.


O outro detido em Madrid foi J.I.P.S., que colaborava com J.M.L.G., enquanto o detido em Pontevedra foi o jovem de 16 anos, "presumivelmente integrado num grupo internacional de 'hacking' conhecido como "sector 404'".


Os detidos estão acusados de associação ilícita, danos informáticos e revelação de segredos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário