quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Reunião internacional debate o mercado de café

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Uma delegação brasileira chefiada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), participa da 108ª sessão do Conselho Internacional do Café, promovida pela Organização Internacional do Café (OIC), no período de 5 a 8 de março, em Londres, na Inglaterra. A OIC espera receber 33 comitivas de países produtores e exportadores e outras seis, de importadores de café. A presença destas delegações internacionais representa 97% da produção mundial e cerca de 80% do consumo de café.

O diretor-executivo da OIC, Robério Silva, afirma que um dos principais objetivos da organização é servir como uma plataforma para a cooperação internacional no café. “Para tanto, os contatos pessoais entre os delegados dos países membros são imprescindíveis, daí a importância de nossas reuniões periódicas”, explica. Nessas reuniões, serão promovidos debates sobre a situação do mercado do café dos países-membros.

Na pauta da reunião, se destacam assuntos como a situação do mercado e sobre o papel da OIC na promoção do consumo e na ampliação dos mercados do café. Paralelamente à reunião, será realizado o 2º Fórum Consultivo sobre Financiamento do Setor Cafeeiro, órgão novo criado no âmbito do Acordo Internacional do Café de 2007.

A segunda sessão do Fórum terá como tema o papel das associações de produtores, cooperativas, governos e outras entidades na facilitação do acesso a ferramentas de gestão de risco e financiamento para produtores de café de pequena e média escala.

O diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Edilson Alcantara, será um dos expositores no Fórum. Ele vai apresentar a experiência brasileira na área de financiamento, incluindo títulos como Certificado de Depósito Agropecuário e warrant agropecuário (CDA/WA). “Hoje, o produtor brasileiro sabe olhar para o futuro e tomar suas decisões”, afirma Alcantara.

O secretário de Produção e Agroenergia do Mapa, Gerardo Fontelles, chefiará a delegação brasileira. Integram ainda o grupo integrantes de entidades privadas, que compõem o Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC).

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café. Em 2011, as vendas do produto alcançaram US$ 8,7 bilhões, ante US$ 5,8 bilhões, no ano anterior Da produção total da safra de 2011, que chegou a 43,5 milhões de sacas de café, 33,6 milhões foram exportadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário