terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Roberto Requião diz que tensão entre "brasiguaios" diminuiu

Fonte: Agência Senado

Em comunicação inadiável, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) informou nesta terça-feira (7) que o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, fez um pronunciamento que tranquilizou os produtores rurais brasileiros naquele país. O comunicado, disse o parlamentar, foi feito logo após audiência que teve com o presidente paraguaio.

De acordo com o representante paranaense, o presidente Lugo declarou que irá respeitar a propriedade dos brasileiros, muitos dos quais estão produzindo em território paraguaio há mais de três décadas - fato que, por si só, já daria aos chamados "brasiguaios" o direito à terra que cultivam.

A tensão entre os brasileiros no Paraguai, informou Roberto Requião, surgiu depois que o governo daquele país decidiu realizar uma série de medições visando a regularização fundiária, uma vez que há sobreposição de terras nos documentos hoje existentes.

A tensão cresceu depois de o governador da província de San Pedro, o ex-líder camponês José "Paková" Ledesma, ter dito a trabalhadores sem terra paraguaios que haveria áreas disponíveis para eles, após as medições. Milhares desses trabalhadores, então, acamparam próximos às propriedades dos brasileiros, o que causou muita insegurança.

O senador informou que o presidente Lugo garantiu que o problema está sendo resolvido. Também afirmou que não seriam toleradas invasões de propriedades dos brasileiros. Roberto Requião ainda elogiou o trabalho do embaixador brasileiro no Paraguai, Eduardo Santos, que, segundo ele, está "acompanhando passo a passo toda a situação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário