quarta-feira, 13 de junho de 2012

FMI defende socorro direto a bancos

Fonte: Valor Econômico

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, alertou que a recapitalização direta de bancos da zona do euro com fundos de socorro regionais é vital para brecar a crise de dívida da região. A posição contrasta com a defendida pela Alemanha, de usar € 100 bilhões em fundos de emergência do euro para apoiar a Espanha na sustentação do setor bancário.

A pressão do FMI pode ajudar a convencer Berlim e permitir um mecanismo de socorro direto para os bancos. Líderes mundiais do G-20 reunidos no México na próxima semana devem pressionar as principais autoridades da União Europeia por um plano de ação concreto para resolver os problemas financeiros.

No sábado, a UE se comprometeu a repassar para Madri os recursos para ajudar o país a financiar os bancos prejudicados por empréstimos imobiliários de má qualidade. Os problemas no setor bancário da Espanha têm elevado os custos para rolagem de dívida do país, aumentando o risco de que a crise possa se espalhar para as maiores economias da região e, em última instância, ameaçando abocanhar a economia global.

A defesa do FMI por uso direto dos recursos para recapitalizar os bancos é vital "para evitar o círculo vicioso que nós estamos observando entre soberanos e bancos, bancos e soberanos e assim por diante", afirmou Lagarde.

"Nós defendemos que a ligação seja direta entre os recursos e os bancos", acrescentou.

Economistas alertam que repassar os recursos por meio do governo aumentaria os níveis de endividamento do país e alimentaria as incertezas sobre as condições de Madri honrar suas dívidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário